Timon lança campanha de combate a hanseníase e verminoses

A Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), através da Coordenação de Epidemiologia, lança, hoje, 20, oficialmente a Campanha de Enfrentamento da Hanseníase e Geoelmintíases (Verminoses), iniciada no período de 18 a 22 de março. O lançamento será na Escola Municipal José de Ribamar, localizada no bairro Vila do BEC, às 8h30. A campanha tem como público alvo 9,3 milhões estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos, em aproximadamente 38 mil escolas nos 720 municípios prioritários, entre eles Timon.

O objetivo da campanha é reduzir a carga parasitária de verminoses de meninos e meninas, em idade escolar, do ensino público fundamental e identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho” (autoimagem). Após a identificação, os casos suspeitos serão referenciados à rede básica de saúde visando à confirmação diagnóstica e tratamento. 

Levantamento

Em 2011 foram registrados 15 casos em menores de 15 anos, totalizando 167 casos notificados de hanseníase. Já em 2012, também foram registrados 15 casos na mesma faixa etária, no entanto, 11 destes foram novos. “Totalizamos 139 casos em 2012 e em 2013 já foram registrados 14 casos, mas nenhum dentro da faixa etária de 15 anos, que é o público alvo da campanha”, explica o coordenador do Programa de Tuberculose e Hanseníase da SEMS, Francisco Formiga.

Nesta ação, todos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial os Agentes Comunitários de Saúde, profissionais da Estratégia de Saúde da Família e Unidades de Saúde Pública, concentrarão esforços para quimioprofilaxia das verminoses e identificação de casos suspeitos de hanseníase pela ficha de autoimagem.

Hoje, 70% dos casos de hanseníase no país estão concentrados em 258 municípios. Timon é um dos municípios prioritários para o Ministério da Saúde, pois é considerado endêmico. "A campanha é sempre uma boa oportunidade de fazer busca ativa de novos casos, fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento, porque tanto a hanseníase quanto as verminoses tem cura", diz Francisco Formiga. 

Estratégia

Para as verminoses, a campanha será realizada pela primeira vez em nível nacional. O Ministério da Saúde propõe a implantação do tratamento quimioprofilático em crianças de 5 a 14 anos com utilização do Albendazol como medida preventiva. Esse medicamento é eficaz, não tóxico, de baixo custo e já foi utilizado em milhões de indivíduos de diversos países.

A estratégia no ambiente escolar, já utilizada internacionalmente, comprovadamente reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção, porque proporciona excelente oportunidade de atingir o maior número de crianças em razão da agregação de crianças e adolescentes nesse ambiente.
SECOM/PMT

0 comentários:

Postar um comentário