Bombeiros participam de treinamento para atuar em Timon

treinamento dos bombeiros militares
Para a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Timon, foi realizado um treinamento com os bombeiros que atuarão na cidade. A ação aconteceu no Grupamento da corporação em Teresina e participaram 30 membros do Maranhão e cinco do Piauí.

Foram dois dias de treinamento incluindo aulas teóricas e práticas. No curso foi realizada uma simulação de incêndio onde foram ensinadas as técnicas mais modernas de combate ao fogo, que evitem o desperdício de água, principalmente em edificações altas. Além disso, também foram abordadas as formas corretas de manuseio dos equipamentos de segurança.

De acordo com o instrutor do treinamento, tenente Luís César, do Grupamento de São Luís, as aulas se concentraram na parte prática. “Focamos na parte prática por mostrar da forma mais real possível uma situação de perigo, sempre abordando técnicas que preservem a segurança tanto do bombeiro como da vítima. O curso foi uma capacitação desses profissionais”, destacou.

Corporação


A unidade do Corpo de Bombeiros em Timon ficará localizada na Avenida Presidente Médice, Bairro Mateuzinho. O Grupamento no município contará com 20 praças e cinco oficiais. A inauguração oficial será nesta sexta (7), às 17h, com a presença de autoridades estaduais e municipais do Maranhão e Piauí.

A viabilização da sede do Grupamento na cidade é uma iniciativa da Prefeitura de Timon. Para tanto, o prefeito Luciano Leitoa realizou adaptações necessárias na área onde hoje funciona a Guarda Municipal e o Complexo Esportivo, reconhecendo a necessidade e importância da corporação no município. Além disso está sendo disponibilizado todo apoio logístico para viabilizar melhor atuação dos bombeiros em Timon.

Mais programação

Nesta quarta (5), a partir das 11 horas, os bombeiros farão uma grande vistoria nos estabelecimentos comerciais, indústrias e prédios públicos, com a finalidade de dar orientações sobre a importância do uso de extintores e da sinalização de emergência. De acordo com o tenente Gustavo, a atuação inicial será preventiva. 

Ainda hoje, a partir das 20h, na Praça São José, Centro, vai acontecer uma exposição de materiais utilizados pelo Corpo de Bombeiros durante as operações. As viaturas serão apresentadas. “Temos quatro viaturas: um veículo administrativo, um de resgate e salvamento, um carro-chefe com autobomba e tanque, e estamos terminando de licitar uma ambulância que vai atuar em parceria com o SAMU”, destacou tenente Gustavo. 

Serão feitas, ainda, simulações contra incêndio, resgate de vítimas presas em ferragens em caso de acidentes automobilísticos, e salvamento em altura.

SECOM/PMT

0 comentários:

Postar um comentário