Prefeitura de Timon faz entrega de primeira biblioteca rural

A escola conta com um acervo com 150 livros
Adicionar legenda
Com o intuito de contribuir para o processo de transformação do meio rural através da disponibilização de meios que colaborem para a melhoria de práticas agrícolas sustentáveis, a Prefeitura de Timon realizou, na tarde desta quarta-feira (21), a entrega de uma biblioteca no Povoado Brejo do Pascoal. A ação é uma das vertentes fomentadas pelo Programa Brasil sem Miséria e, em Timon, é executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). A biblioteca foi montada em parceria com a Embrapa de São Luís e conta com um acervo de 150 livros que trazem informações sobre técnicas de produção agrícola e criação de animais.

A cidade de Timon foi contemplada com cinco bibliotecas rurais. Uma delas ficará na Secretaria de Desenvolvimento Rural e as demais serão entregues a quatro povoados, dentre os quais, o Povoado Brejo do Pascoal, que recebeu os livros ontem. A SMDR se encarregou de selecionar e realizar a entrega. Na oportunidade, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luiz Segundo, incentiva os moradores à prática da leitura e à busca pelo conhecimento e explica de que forma aquele acervo pode colaborar para o fortalecimento da agricultura familiar. 

“O conhecimento é essencial para qualquer área de trabalho, por isso a leitura é importante. Esses livros que hoje vocês recebem servirão como um meio a mais de vocês aprenderem e vão ajudar a esclarecer dúvidas. Eles vão auxiliar, por exemplo, a fixar informações técnicas recebidas durante as consultorias, porque é mais uma fonte de conhecimento”, explicou o secretário.

A biblioteca trabalha única e exclusivamente com exemplares voltados para a produção rural e pretende potencializar a produção nos seus mais diferentes aspectos, de acordo com a afinidade produtiva de cada família. Os livros ficarão sob a responsabilidade da Unidade Escolar José Pascoal Duarte. A diretora da escola, Débora Nascimento, agradeceu pelo fato de o povoado ter sido um dos escolhidos para receber os livros e falou dos benefícios que isso trará para a comunidade. 

“Eu fico muito feliz, porque, em meio a tantas outras comunidades, nosso povoado foi um dos escolhidos para receber esses livros. Isso só vai trazer benefício, porque é uma biblioteca abrangente, que trabalha vários itens, vários tipos de cultivo que podem ser desenvolvidos aqui pela comunidade. Então, cada pessoa vai encontrar algo com que possa trabalhar, de acordo com aquilo que a pessoa se identifique”.

O presidente da Associação de Moradores, Sr. Francisco de Assis, acredita que a biblioteca contribuirá para a melhoria de vida. “Eu só tenho a agradecer pela doação desses livros e eu acredito que, dentre os benefícios, um dos mais importantes é o incentivo à leitura e a melhoria das condições de vida, porque agora até quem não sabe ler vai querer aprender para poder ver o que tem escrito aqui e ter mais conhecimento para produzir, vender seus produtos e ganhar dinheiro, e aí viver melhor, porque muitos trabalham ainda sem muito conhecimento, mas a partir de agora, com essa biblioteca, a gente via ter mais conhecimento e vai dar pra conseguir uma vida melhor. É um incentivo para toda a comunidade”, finalizou. 

SECOM/PMT

0 comentários:

Postar um comentário