Fakes de Timon estão com os dias contados

Continua sem cessar o trabalho investigativo da polícia civil de Timon sobre os perfis falsos criados no Facebook para denegrir a imagem de autoridades timonenses, especialmente o prefeito Luciano Leitoa, Assessores, membros do governo municipal e dentre outros.

Ao contrário do que alguns possam pensar, as investigações que estão sob o comando do delegado do 1º DP, Humaitan Oliveira  tem avançado e a meta da polícia é chegar ao final do inquérito com todos os envolvidos nesse tipo de crime tendo os seus nomes revelados. Em conversa com o blog do Elias Lacerda, Humaitan Oliveira rechaçou as insinuações e declarações de alguns de que tenha sofrido pressão para interromper as investigações.

Explicou que mesmo com a desativação das páginas criminosas no Facebook os responsáveis por esta atividade não estão isentos de sofrerem as punições ao final do inquérito. “Enquanto isso em Timon”, “Mão Negra”, “Sherlock Homes” e outras foram desativadas desde quando estouraram nos bastidores as denúncias de quem seriam os autores e os financiador das calúnias e mentiras publicadas por estas páginas.

Incomodado com os ataques desenfreados disparados contra sua pessoa e a própria família, o prefeito Luciano Leitoa chegou a oficializar queixa-crime contra 15 políticos, blogueiro e radialistas da cidade que estariam atuando com falsos perfis na internet.

Na oportunidade o chefe do executivo municipal entregou um calhamaço de papéis fruto de um dossiê contra esses indivíduos. Entretanto, o delegado Humaitan Oliveira ressalta que as provas apresentadas pelo prefeito não tem valor jurídico, pois não foram adquiridas com a devida autorização judicial. O delegado já teve uma reunião com os promotores e com membros do judiciário da cidade para tratar do assunto. Ele diz que tem recebido de ambos total apoio nas investigações.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) da Secretaria de Segurança Pública do Estado em São Luis atendendo solicitação do Ministério Público de Timon também está envolvido no trabalho para desvendar quem são os criminosos. A justiça já forneceu a autorização para a quebra do sigilo do login e a senha das páginas dos fakes . O delegado solicitou ainda uma perícia do Instituto de Criminalistica (Icrim) para que seja feita toda a transcrição dos dados e conversas feitas nas páginas dos fakes. “Isso vai resultar num material organizado, legal e técnico que sairá em forma de laudo pericial. Com esse material pronto não terá como se contestar a conclusão do inquérito”, explicou o delegado. Até agora a polícia já sabe quem são boa parte dos autores.

No meio da quadrilha há jornalista,radialistas, políticos e profissionais liberais, mas o delegado não pretende divulgar seus nomes até mesmo para preservar a integridade física dos mesmos. Concluído e finalizado o inquérito com a revelação dos autores das páginas dos “Fakes”, todas as pessoas que tenham sido ofendidas pelos mesmos poderão procurar a delegacia para fazer os procedimentos legais que resultarão num processo de crime de injúria.

Fonte: Elias Lacerda

0 comentários:

Postar um comentário