PDT do Maranhão: Uma decisão que faz jus a sua história de luta

Leonel Brizola,Chico Leitoa, Jackson Lago e Neiva Moreira.
*Texto por Chico Leitoa.

É na adversidade se revelam as grandes virtudes. De repente o PDT do Maranhão se viu às voltas com um problema no mínimo complicado. Depois de dois anos anunciando que indicaria o vice na chapa de oposição, inclusive ter escolhido um nome com história no partido, teve que ser submetido a uma repactuação, no sentido atrair outras forças do campo oposicionista e claro, aumentar as chances de vitoria na complicada eleição para o governo do Maranhão.

Qualquer gesto do PDT do Maranhão se traduziria  na consolidação ou num baque sem precedentes para a oposição ou mesmo num tiro certeiro do grupo dominante.

Estava, portanto, nas mãos do PDT do Maranhão, uma grande responsabilidade. Ou discutir fortemente na tentativa de digerir o problema e depois enfrentar a direção nacional extremamente chateada ou radicalizar e colocar mesmo fora de tempo, a candidatura do bom caráter Hilton Gonçalo, que além de gestor exitoso, dispunha de certa estrutura material para a campanha, uma vez que o outro caminho de cara foi matéria vencida pela opinião da maioria esmagadora. Restou, portanto, depois de exaustivas reuniões, o posicionamento a ser homologado no mesmo local e data da convenção nacional na sede do partido em Brasília, que contou inclusive com a presença da Presidenta Dilma, celebrando o apoio do Partido à sua reeleição, numa aliança com o PMDB, exatamente o partido que tentava de todas as formas ter o PDT no seu leque de aliança. Dilma fez um discurso, claro, falando das suas dificuldades e avanços, mas principalmente como ex-pedetista, e em tom de emoção reviveu sua convivência com Brizola. Naquele momento, percebi que mesmo tendo o desejo do alinhamento do PDT do Maranhão com o PMDB, dificilmente faria carga, pois naquele instante se traduzia algo ligado a sentimento, e em nível de Estado entrava em cena a cassação e as circunstancias da morte de Jackson, o grande representante da oposição nos últimos tempos.

A âncora do partido, portanto, são a história e o legado dos seus grandes líderes e o foco, os interesses da população.  A posição do PDT do Maranhão, não poderia ser outra e ela foi respeitada pela Direção Nacional do partido.

O PDT do Maranhão deu uma lição de desprendimento e se mostrou grande porque grande é sua história.

Espera o mesmo de todos os partidos de oposição.

*Chico Leitoa é Engenheiro Civil, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Timon e
dirigente estadual do Partido Democrático Trabalhista - PDT

0 comentários:

Postar um comentário