Vice-governador eleito cumpre agenda em Carolina

Carlos Brandão, Pedro Iran, Zé Reinaldo e Neto Evangelista
O vice-governador eleito, deputado federal Carlos Brandão (PSDB), esteve na cidade de Carolina nesta quinta-feira (20) representando o governador eleito, Flávio Dino (PCdoB). O objetivo da viagem foi o de participar da inauguração do Complexo Turístico de Pedra Caída, localizado na rodovia BR 010, km 35.

Carlos Brandão fez a viagem ao sul do Maranhão acompanhado do deputado federal eleito, Zé Reinaldo Tavares (PSB) e do futuro secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão – Sedes, deputado estadual reeleito, Neto Evangelista (PSDB).

O Complexo – Fruto do financiamento do Banco do Nordeste (na ordem de R$ 40 milhões, tendo R$ 14 milhões já liberados), o Complexo hoje é um dos pontos turísticos mais importantes do estado por aglomerar o conjunto de cachoeiras de Pedra Caída.

Com parte do financiamento, já foi possível a construção de um resort, voltado para o fomento do ecoturismo, que conta com 74 chalés. O espaço também dispõe de estrutura destinada a prática da tirolesa (esporte de aventura), contendo uma de 400 metros, outra de 1.200 metros e a última de 1.400 metros – a maior do país. Lá, existe o teleférico que liga a base da tirolesa de 1.400 metros ao ponto mais alto da região. Além de mais de 20 km de trilhas pelas chapadas, dando acesso às cachoeiras da região.

Local paradisíaco – O Complexo Turístico de Pedra Caída, que é um empreendimento hoteleiro, situa-se na Chapa das Mesas. O significado disso é que Carolina, mais uma vez, abre as portas para o turismo ecológico, com a riqueza de suas paisagens vegetativas, suas cachoeiras e os seus chapadões, além de compor o Parque Nacional da Chapada das Mesas.

“A ideia geral é a de que possamos, com a finalização deste investimento, incentivar práticas relativas ao ecoturismo na região, a exemplo do balonismo, canyoning, cavalgada, espeleologia, mountain bike, off road, rafting, rapel, tirolesa, trekking, dentre outros”, explicou um dos coordenadores do Complexo, Beto Kelnner.

A intenção de movimentar a visitação da cidade é proporcional à preocupação de manter grande parte do bioma da chapada maranhense preservado. Segundo o secretário de Turismo de Carolina, Antônio Lucena, o próximo passo é tornar boa parte da Pedra Caída em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), onde somente 2.096 hectares de sua área total de 12.500 hectares serão utilizados para o turismo ecológico, relativo ao Complexo.


“Tivemos o cuidado de construir uma passarela de madeira para evitar o pisoteio do cerrado maranhense – que é muito frágil – e, das 25 cachoeiras disponíveis, trabalhamos com apenas 10”, afirmou Lucena.


Para o vice-governador eleito, Carlos Brandão, este é o momento do futuro Governo do Estado voltar sua atenção para o turismo ecológico no sul do Maranhão. “Estamos aqui para dizer ao cidadão de Carolina e ao senhor Pedro Iran, proprietário deste local, que o esforço da cidade em se projetar nacionalmente, e até mesmo internacionalmente, no roteiro do ecoturismo e do turismo de aventura é visto com bons olhos pelos próximos gestores do Governo do Estado”, concluiu.

(Ascom Carlos Brandão)

0 comentários:

Postar um comentário