INOVAÇÃO: Prefeito Luciano Leitoa reúne multidão e apresenta o Brasão da Cidade

servidores compareceram em massa, para ouvir o Prefeito Luciano Leitoa
O Prefeito de Timon, Luciano Leitoa, reuniu na noite desta quarta-feira (17), na Fundação Cidadania, todo o secretariado e servidores da Prefeitura. Na oportunidade, foi apresentado a todos o brasão da cidade, criado para ser a marca oficial do município, e a nova bandeira timonense. 

Em dezembro deste ano, a Lei Municipal n° 1936 instituiu o brasão de armas e a nova bandeira como símbolos oficiais do município de Timon. Com a instituição do brasão como marca oficial do município não será necessário trocar a logomarca a cada nova gestão municipal. 

A primeira bandeira de Timon foi criada há 42 anos pela professora Raimunda de Carvalho Sousa (dona Mundoca). O símbolo era representado por um retângulo branco, com um cacho de babaçu no centro, entrelaçado por duas palhas da palmeira do babaçu, representando a maior fonte de economia do município. 

Entretanto, a cidade se desenvolveu e surgiu a necessidade de criar um novo símbolo, que representasse esse progresso. Criado pela secretária de Comunicação, Tarcila Machado, pelo Ouvidor do Município, Rafael Costa, e pelo diretor de arte, Reno Ferreira, o brasão acrescenta novos elementos da história e foi resultado de muita pesquisa, direção de arte, texto e layout, com o cuidado de seguir as leis da heráldica (ciência que estuda os brasões). 

Na nova bandeira, o símbolo original, criado pela Dona Mundoca, será mantido, posicionado em local de destaque no mural da coroa do brasão e na cor dourada. As adaptações e acréscimos não mudam os aspectos da história e da economia da cidade, mas eternizam acontecimentos e características marcantes do passado e do presente e incluem fatos que passaram a fazer parte da economia do município. O símbolo foi reformulado sem perder a sua essência, continuando a representar a identidade do município.

Ainda durante a reunião, foram apresentados vídeos com várias ações que estão sendo realizadas em Timon e a nova versão do hino da cidade. O prefeito Luciano Leitoa agradeceu a presença de todos e transmitiu aos servidores uma mensagem de incentivo para que todos continuem prestando um serviço de qualidade aos timonenses.

"Esse também é um momento para se lembrar de todas as ações que desenvolvemos durante esse ano. Muito já foi feito, mas ainda há muito trabalho pela frente e conto com o comprometimento e a responsabilidade de vocês para que possam fazer cada vez mais e melhor. Em nosso governo só há espaço para pessoas proativas, que sabem da importância de um serviço público bem feito. O ano de 2015 será de muitos desafios e progresso para nossa cidade", concluiu Luciano Leitoa.

Brasão oficial de Timon


Simbologia do brasão e da nova bandeira
A nova bandeira de Timon tem o formato retangular, de estilo terciado em banda, sendo uma na cor amarelo ouro, a outra azul e a parte central branca, onde o brasão da cidade é aplicado. Este simbolismo das três cores representa os três poderes: Poder Legislativo, representado pela faixa amarelo ouro; Poder Executivo, representado pela parte central da bandeira, em branco – o local onde o brasão está aplicado representa a sede da cidade; e Poder Judiciário, representado pela faixa azul. 

O brasão inclui os seguintes elementos:

1– Escudo Português: representando a origem da nacionalidade brasileira e homenageando os primeiros colonizadores.

2–Coroa Mural
: simboliza a emancipação político-administrativa acontecida em 1890. Posicionado em local de destaque no mural da coroa e na cor dourada, encontra-se o primeiro símbolo da bandeira, criado por iniciativa da professora Mundoca em 1972.

3– Suportes
: palmeira do babaçu – que aparece no símbolo criado pela professora Mundoca –, representando a presença abundante na Região dos Cocais. 

4– Listel
: o primeiro listel traz a data 1890, uma referência à elevação do povoado de São José das Cajazeiras à categoria de vila com o nome de Flores. No segundo, está escrito em Latim: Non Dvcor Duco, que significa: "Não sou conduzido, conduzo". 

5- O sol
: De cor amarelo ouro, o sol ardente e implacável, muito intenso na nossa região, representa uma das principais características do timonense: a resistência.

6 - Região verde dentro do escudo
: A faixa verde abaixo do sol representa a fertilidade do solo timonense e a abundante Região dos Cocais. Simboliza também potencial para o desenvolvimento da atividade agrícola da Zona Rural de Timon.

7- Região azul dentro do escudo
: O azul do escudo simboliza uma das maiores riqueza da região: as águas (Rio Parnaíba e balneários).

8 – Timão
: representa as emborcações da época do porto de São José do Parnaíba, primeiro nome dado à nossa cidade. Outra importante referência do timão no brasão é uma homenagem aos artesãos que, até hoje, esculpem suas artes na madeira.

Bandeira de Timon

*Confira aqui o vídeo explicativo sobre o Brasão de Timon: (clique no link abaixo)
https://www.youtube.com/watch?v=9EbNAIjS_9Y

Confira aqui o vídeo explicativo sobre a Bandeira de Timon: (clique no link abaixo)

https://www.youtube.com/watch?v=D-JSEZNIARY

0 comentários:

Postar um comentário