Vice-governador Carlos Brandão participa da entrega da nova sede do IFMA em Barra do Corda


O vice-governador Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, esteve na cidade de Barra do Corda, na manhã desta segunda-feira (09), para participar da solenidade de entrega das instalações permanentes da nova sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), no Campus Barra do Corda.
Para o vice-governador, este foi mais um momento que permitiu dialogar sobre os planos do Governo do Estado para a educação no Maranhão com o setor acadêmico. Carlos Brandão frisou que a gestão do governador Flávio Dino será notadamente focada no incremento dos diversos setores de ensino, incluindo a docência, formando um ciclo que deve ser fortalecido desde as suas bases.
“Essas ações são importantes para que possamos chegar juntos ao topo da qualidade da educação, de maneira integrada e inclusiva. O governador Flávio Dino tem o compromisso com a transformação do Maranhão em um estado com mais oportunidades para os maranhenses e justiça social e, para isso, a gestão estadual está investindo na educação”, frisou Carlos Brandão.
Outro ponto destacado pelo vice-governador foi a expansão da rede estadual de educação profissional, que deverá ocorrer de forma articulada com as unidades do IFMA e do Sistema S. A proposta consiste em transformar a Universidade Virtual do Maranhão (Univima) no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).
“O Iema será, na realidade, o equivalente estadual do IFMA, assim como a Uema é o equivalente estadual da UFMA. Esta instituição será uma importante ferramenta para o Estado na execução do ensino profissionalizante”, declarou.
O reitor do IFMA, Roberto Brandão, rememorou os desafios enfrentados e os atores que foram fundamentais para que o Instituto crescesse no estado. “A sapiência do governador Flávio Dino e da atual gestão são responsáveis pela ampliação dos institutos de ensino, com a criação dos Iemas e com o apoio para a nova formatação dos IFMAs, que hoje dispomos. Todos os maranhenses merecem inclusão nas redes de ensino e, com isso, poderemos mudar, para melhor, a vida dos maranhenses”, disse.
O representante do Ministério da Educação e diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico, Oiti de Paula, esteve no Maranhão especialmente para participar da inauguração do campus. Na ocasião, detalhou os avanços da educação no Brasil e falou sobre a importância do envolvimento de todos os setores, sobretudo o político, para que projetos como este surtam efeito.

“Sem a ação da prefeitura de Barra do Corda e das demais prefeituras regionais, este momento não seria possível. Logo, precisamos da efetiva parceria entre os governos federal, estadual e municipais para que tudo aconteça da forma que pensamos para a educação de nosso país. Os esforços do governo federal estarão voltados, a partir desta data, para a formação de qualidade dos profissionais da região, acompanhando a evolução da educação brasileira”, afirmou Oiti de Paula.
Solenidade
Durante a inauguração da nova sede do campus, várias pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da educação em Barra do Corda foram homenageadas com seus nomes atribuídos a laboratórios, setores de ensino, de administração e de gestão. Dentre os locais a biblioteca ‘Maranhão Sobrinho’, em homenagem ao maior poeta da cidade; e o laboratório de línguas ‘Nonato Silva’, que recebeu o nome do saudoso professor barra-cordense, falecido em novembro do ano passado.

As homenagens se estenderam à cultura local, com a execução da canção cordina, conhecida por todos do município, e da apresentação de uma dança indígena, feita por índios da aldeia Escalvado, do município Fernando Falcão. Acompanhando o grupo, estavam os caciques José Lino e Libiana Pompeu.
Participaram da solenidade o reitor do IFMA, Roberto Brandão; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico, Oiti de Paula; o diretor geral do campus Barra do Corda, João Batista Botelho; o reitor do IEMA, Francisco Alberto Gonçalves Filho; o deputado estadual Rigo Teles, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; o prefeito da cidade de Barra do Corda, Eric Costa; o prefeito de Fernando Falcão, Adailton Cavalcante; o prefeito de Itaipava do Grajaú, Joãozinho; o prefeito de Grajaú, Capitão Otsuka; o Frei Dourival Ribeiro Miranda, representando as comunidades eclesiásticas; o vice-prefeito de Barra do Corda, Leandro Sampaio; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Corda, Gilvan Lopes; o ex-reitor do IFMA, José Ferreira Costa; dentre diversos vereadores, presidentes de sindicatos, secretários municipais, diretores e professores de campi do IFMA, membros da Academia Barra-Cordense de Letras, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e líderes comunitários.

0 comentários:

Postar um comentário