GP Timonense de ciclismo se consolida como uma das melhores competições do país


ea9a4199
A corrida já é tradição nas festividades de comemoração do aniversário de Timon
O GP Timonense, a cada edição, se consolida como uma das mais importantes prova de ciclismo do país. O evento faz parte da programação dos 126 anos de Timon.  A corrida ciclistica  foi realizada no último domingo (18/12) pela Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, possibilitou a cidade receber cerca de 130 atletas renomados dos mais diversos Estados do país. Ciclistas paulistas, paraenses, maranhenses, piauienses, goianos e cearenses deram um verdadeiro show em suas magrelas em busca de uma premiação de mais de 10 mil reais, uma das maiores oferecidas no Brasil.
Mesmo em um dia chuvoso, os atletas não se intimidaram e transformaram a Avenida Teresina – local que recebeu recentemente pavimentação e se tornou propício à prática do ciclismo -, em um palco de belas disputas entre as bikes. Na prova da categoria Elite masculina, com uma hora e meia de circuito, o vencedor foi o paraense Otávio Henrique, 18 anos, que acumula vários títulos, como o de líder do ranking brasileiro de ciclismo na categoria Júnior.
ea9a4195
Para o atleta, vencer o GP Timonense foi marcante, tendo em vista que a prova reuniu os principais nomes da elite. “Fico muito feliz ao vencer essa prova com tantos atletas experientes, de vários Estados do país, isso mostra que estou evoluindo a cada dia. A cidade está de parabéns, fomos bem acolhidos por todos, a organização foi excelente. Ainda não conhecia a cidade, mas a prova foi muito boa e só resta parabenizar a todos”.
Na disputa de Moutain Bike, o teresinense Kleyson Pereira, líder do ranking piauiense da categoria máster, mostrou eficiência na bike ao garantir o título com facilidade sobre os demais atletas. O timonense, Francisco Alberto (Thesco), campeão do Rally Piocerá e atual campeão piauiense, ficou em sexto lugar, mas considera um bom resultado. “Foi uma prova muito disputada e os atletas mais experientes conseguiram fazer um melhor resultado. Mas o mais importante é ver os principais nomes do ciclismo do Brasil em nossa cidade, elogiando a prova feita pela Secretaria de Esportes, isso é o que nos deixa feliz”, disse Thesco.
 ea9a4193
Na prova de Speed masculino, mais uma vez o timonense João Wilker presenteou a cidade de Timon – que no próximo dia 22 completará 126 anos -, com o título de vice-campeão. O vencedor foi o teresinense Farles André. João Wilker, atleta com vasta experiência, foi taxativo ao afirmar que é notória a evolução do GP Timonense. “Essa prova a cada ano cresce e agora melhor ainda sendo disputada na Avenida Teresina, que nos dar a condição de treinar e competir bem. O espaço da avenida e uma prova desse tipo como o GP é tudo”, destaca.
ea9a4214
Ouro momento marcante da prova foi a disputa acirrada na definição do melhor timonense do GP. O jovem Lucas Ancelmo, promessa do ciclismo de Timon, com participação em Campeonatos Brasileiros Escolares e o veterano Antunes Sousa, depois de muitas pedaladas em busca do título, cortaram a linha de chegada juntos. Já na prova feminina, Daliana Sousa, da cidade de Parnaíba venceu fácil a vice-campeã, Elza Nunes, de Teresina.
AUTORIDADES – Além de centena de atletas presentes no GP Timonense, vale destacar que várias autoridades prestigiaram o evento como o prefeito de Timon, Luciano Leitoa; o deputado Estadual Rafael Leitoa; o Vereador Uilma Resende; o secretário de esportes, Lucélio Mendes e o diretor do Departamento de Iluminação Pública de Timon, Edvar Shalcher.
ea9a4279
INCENTIVO E APOIO – O GP Timonense de Ciclismo é uma realização da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, por iniciativa do Secretário Lucélio Mendes e com o apoio do Prefeito Luciano Leitoa. A prova foi criada com o intuito de incentivar o ciclismo no município e ao longo dos últimos quatro anos se tornou uma das mais importantes e conhecidas do país. De acordo com Lucélio Mendes, na edição de 2016, a realização contou com a colaboração do TBA (Timon Biker´s Adventure), clube que contribui com a evolução do ciclismo timonense.
“Nós sabemos o quanto o nosso GP de Ciclismo tem crescido em participação de atletas, em organização, em oferta de premiação, mas tudo isso fruto da colaboração de parceiros. O Prefeito Luciano Leitoa não mede esforços para fazer desse evento uma referência no país. Tivemos uma ajuda em especial do TBA, com o Francisco Alberto (Thesco), do Junior Tribales e do Fábio Cariolano, que mobilizaram muitos atletas de todo o Brasil para vir a Timon e ainda contribuíram com suas experiências no ciclismo. O apoio deles foi de suma importância. Além da equipe da secretaria de esporte e dos órgãos municipais que sempre colaboram”, destacou Lucélio Mendes.
ea9a4242
RESULTADO DO GP TIMONENSE DE CICLISMO
CATEGORIA ELITE MASCULINO
1 – LUGAR – Otávio Henrique dos Santos Correa (Belém/PA)
2 – LUGAR – Rodrigo Melo (Goiânia/GO)
3 – LUGAR – Daelson Silva dos Santos (Belém/PA)
4 – LUGAR – Mateus Ferreira (Altos/PI)
5 – LUGAR – Márcio Fernandes (São Luís/MA)
CATEGORIA MOUNTAIN BIKE
1 – LUGAR – Kleyson Pereira (Teresina/PI)
2 – LUGAR – Mateus de Almeida (Campo Maior/PI)
3 – LUGAR – Ednael Lima (Balsas/MA)
4 – LUGAR – Antônio Macedo (Teresina/PI)
5 – LUGAR – Valdinê Ferreira (São Luís/MA)
CATEGORIA SPEED MASTER
1 – LUGAR – Farles André (Teresina/PI)
2 – LUGAR – João Wilker (Timon/MA)
3 – LUGAR – Gilson Buna (São Luís/MA)
4 – LUGAR – José Carlos (Altos/PI)
5 – LUGAR – Antônio Roberto (Codó/MA)
CATEGORIA FEMININO
1 – LUGAR – Daliana Sousa (Parnaíba/PI)
2 – LUGAR – Elza Nunes (Teresina/PI)
3 – LUGAR – Lidiane Alves (Teresina/PI)
4 – LUGAR – Cristiane Cerqueira (Teresina/PI)
5 – LUGAR – Débora Mota (Fortaleza/CE)
(SECOM/PMT)

0 comentários:

Postar um comentário