Águas de Timon realiza limpeza mecânica de adutora na Avenida Luís Firmino de Sousa

Mais de 2.000 metros da adutora localizada na avenida Luís Firmino, em Timon, passarão por limpeza mecânica. Para isso, a Águas de Timon utilizará um equipamento de alta tecnologia, conhecido como "PIG". A ferramenta escova a tubulação e faz a retirada de incrustações, reforçando a qualidade do abastecimento e aumentando o volume distribuído.

Os procedimentos para a realização do serviço contam com a sondagem antecipada dos locais de lançamento, o recebimento do PIG, a montagem do lançador e a programação de horários. Para viabilizar a ação, será necessário interromper o abastecimento de água tratada no dia 10, a partir das 20 horas, nos bairros Santo Antônio, Centro, Mangueira, São Benedito, São Marcos, Formosa, Parque Piauí I e II, Mateuzinho, Vila Monteiro, Parque Delfino, Júlia Almeida, Vila Angélica, Vila João Reis e Cinturão Verde.

O trabalho deverá durar 24 horas e o retorno gradativo do abastecimento nos bairros atingidos acontecerá a partir das 20 horas do dia 11. “Estamos comunicando com antecedência para que a população fique bem informada. É muito importante que todos os moradores dos bairros atingidos reservem água em baldes, bacias e caixa d’água com antecedência. A limpeza das tubulações envolve pausa programada no abastecimento. Fique atento às nossas redes sociais e demais canais de comunicação”, avisa o gerente de operações da Águas de Timon, Gabriel Buim.

Com a limpeza, a pressão dentro dos encanamentos diminui, assim como os riscos de vazamento. A adutora fica localizada em uma das principais vias da cidade. Por isso, a expectativa é acelerar o processo de limpeza da rede de abastecimento que, somada a outros investimentos operacionais, garantirá água tratada, com qualidade e quantidade, sobretudo na época mais quente do ano: o B-R-O BRÓ.

“A Águas de Timon traz para a cidade o que há de mais moderno para antecipar o processo de limpeza das redes. Para realizar a limpeza, utilizaremos PIG de diâmetro muito similar ao da parede interna da tubulação, contando com ponto de descarga, para que a incrustação saia. Em seguida, acionamos a bomba para pressurizar a água no projétil, então o equipamento se move e, no percurso, retira as incrustações, minimizando a possível chegada desse material na casa dos moradores”, reforça Buim.

O tráfego também será interrompido na avenida Luís Firmino, no trecho entre o Hospital Alarico Pacheco e o IFMA. Para informações sobre o itinerário das linhas de ônibus durante o período de interdição de vias, procure o Conselho Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU). A Águas de Timon vai disponibilizar carros-pipas para atender escolas e hospitais.

0 comentários:

Postar um comentário