Bairro Cidade Nova III ganha nova UBS


Ocorreu no bairro Cidade Nova III, na manhã desta quinta-feira (28), a entrega de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de R$ 722.141,41 (setecentos e vinte e dois mil, cento e quarenta e um reais e quarenta e um centavos), com contrapartida do município de R$ 210. 141,41 (duzentos e dez mil, cento e quarenta e um reais e quarenta e um centavos).

“A saúde no Brasil, num quadro geral, não é fácil, não é simples. E aqui no município, as pessoas por muitas vezes não entendem bem o fluxo das coisas e acabam buscando atendimento em outros lugares, o que causam dentro da administração pública um grande tumulto, já que não houve o filtro por meio da Atenção Básica e para isso, requer profissionais que estejam sempre disponíveis, prontos e preparados para emitir um bom atendimento”, falou o gestor.

Ainda durante sua fala, o administrador municipal falou sobre as dificuldades de se entregar um equipamento como a unidade de saúde. “Muito mais do que a obra, no valor de mais de 720 mil, temos o custeio da obra, a manutenção com energia, medicamentos, insumos, tudo isso geram gastos que não são tão baratos.  As pessoas que não compreendem, falam que a prefeitura recebe milhões de reais, mas não sabe como é feito para dar conta dos gastos gerados na administração, como o da folha de pessoal que são de 20 milhões por mês.  Você imagina um custo desse no meio de uma crise que vivenciamos e mesmo assim ainda conseguir inaugurar uma UBS como esta que não é tão simples. Então, tem muita coisa por fazer ainda em Timon, mas sabemos que força de vontade e compromisso de todos da gestão, conseguiremos fazer mais investimentos”, pontuou o prefeito.
O secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá, agradeceu ao deputado Rafael Leitoa e falou sobre o sucesso da gestão municipal na área de saúde, mesmo diante da crise nacional. “Mesmo com toda a crise, nossa rede municipal funciona plenamente. Essas obras, parte delas são financiadas pelo Governo Federal, mas precisa da contrapartida do município, um aditivo para melhoramento, como também para compra dos equipamentos e o deputado Rafael foi um grande colaborador nesse caso. Sabemos que não é fácil, mas o prefeito tem dado o seu melhor para trazer para a nossa cidade grandes obras como esta. São 18 UBS novas. Essa é a 14°, nos próximos 60 dias estaremos entregando as outras que faltam”, informou o titular da SEMS.
A UBS disponibiliza consultas médicas, ações de Educação em Saúde, atendimento odontológico, controle de tuberculose e hanseníase, vacinas, medicamentos de Atenção Básica (fornecidos para tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, contraceptivos, além de antiinflamatórios, antitérmicos, antibióticos, entre outros).

0 comentários:

Postar um comentário