OBAMA TOMA POSSE COM DISCURSO DE ESPERANÇA E UNIÃO 


O Presidente dos EUA inicia o seu segundo mandato com um discurso pautado na sua agenda interna e reforçou o seu esforço em temas como a imigração, as alterações climáticas, a justiça social e uma política externa de pacífica.

Barack Hussein Obama Jr. tomou posse como Presidente dos Estados Unidos com um discurso muito forte, no qual apelou para a unidade e à mobilização dos americanos para “responder à chamada da história e transportar para um futuro incerto essa luz preciosa da liberdade”..
Após ter prestado juramento pela segunda vez em dois dias, de novo perante o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, John Roberts, Obama falou à multidão de aproximadamente 800 mil pessoas que o esperava no Mall, a esplanada que se estende em frente ao Capitólio, em Washington.
O primeiro aplauso da multidão aconteceu quando o Presidente disse que “uma década de guerra” está a acabar e que a economia recomeçou a crescer. “Uma década de guerra acabou, a recuperação económica começou e as possibilidades da América são ilimitadas”, disse.
Retratos de um momento diferente, em que a euforia da primeira posse cedeu espaço para uma comemoração menos apoteótica. A festa pode não ser tão grandiosa como a de quatro anos atrás, quando um 1,8 milhão de pessoas saíram às ruas de Washington para celebrar com Obama. Mas é inegável a força de um presidente que consegue atrair uma multidão para vê-lo tomar posse pela segunda vez. Público recorde para um presidente no segundo mandato. Os americanos reconhecem que a tarefa do presidente não será nada fácil. Muito depende do Congresso, que está bastante dividido, com uma oposição pouco disposta a conciliação. Mas os eleitores esperam que Obama cumpra o que prometeu na campanha pela reeleição.

foto: internet

0 comentários:

Postar um comentário