Secretaria de Saúde reabre mais um serviço paralisado

Atendimento retoma com todo vapor

Desde que a nova gestão municipal assumiu a Prefeitura de Timon, o serviços de saude que estavam desativados tem sido retomados. No início de Janeiro, o Hospital do Parque Alvorada, responsável pelo atendimento de urgência e a Policlínica de Timon, com atendimento médico especializado foram reabertas ao público. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também ganhou reforço com a chegada de três novas ambulâncias e um novo sistema de rádio comunicação.

Na segunda feira (18), é a vez do Centro de Atenção Integrada à Saude da Mulher (CAISM) reabrir ao público para atender casos de doenças mamárias e do aparelho genital, com destaque para as doenças oncológicas. Segundo a diretora, Maria José Araújo, o atendimento será retormado de forma gradativa. O diretor clínico do CAISM será o Dr. Marizon, mastologista e ginecologista.

O atendimento é feito das 7h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta. “O CAISM é a porta de entrada do sistema de saúde regional para casos de média complexidade encaminhados pela Estratégia Saude da Família e é a Unidade de Referência no município para a saúde da mulher”, explica a Maria José Araújo.
Para reabrir, o Centro passou por uma reforma para melhorar o atendimento prestado às mulheres do município de Timon. Quando estiver em pleno funcionamento, o CAISM terá uma média diária de 170 atendimentos, o que soma mais de dois mil atendimentos mensais.

O CAISM oferece atendimento ambulatorial nas seguintes especialidades médicas: Ginecologia, Citopatologia, Obstetrícia, Mastologia, Colposcopia, Mamografia, Nutricionista, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social. Já os exames e serviços oferecidos são: Colposcopia, Biópsia, Cauterização, Conização, Ultrassonografia, Vulvoscopia, Aplicação de Contraceptivo Injetável, Entrega de Preservativos, Retirada de Pontos, entre outros.

O prefeito Luciano Leitoa determinou uma total reestruturação dos serviços de Saude do município, para que a população tenha acesso a um serviço de saúde de qualidade.
O secretário municipal de Saúde, Antônio Lisboa, destacou que ao assumir o cargo, recebeu várias unidades com problemas, a exemplo do Hospital do Parque Alvorada que tinha problemas hidráulicos, banheiros quebrados, instalações elétricas queimadas e equipamentos sem funcionar.

“O Hospital do Parque Alvorada estava sem condições de funcionar. Tínhamos muitos equipamentos abandonados, infiltrações e os funcionários deixaram de ir porque estavam com os salários atrasados. Remodelamos tudo, limpamos todos os cômodos e pagamos os salários atrasados dos servidores. Com isso, abrimos novamente o hospital e já estamos atendendo a população com serviços de urgência e emergência”, informou o secretário.

A Policlínica de Timon foi reaberta depois de três meses de serviços interrompidos. Os serviços prestados pela Policlínica foram suspensos em outubro de 2012, por questões salariais com os servidores.

Para Antonio Lisboa, a saúde de Timon ganha agora um novo rumo. “O prefeito Luciano Leitoa tem mostrado muita disponibilidade em resolver os problemas. A Secretaria de Saúde está se empenhando em devolver a população os serviços paralisados e oferecer uma melhor estrutura para o atendimento médico no sistema público”, afirmou.


SECOM/PMT






0 comentários:

Postar um comentário