Dissidentes do PCdoB migram para PSB

Militantes encontram abrigo no PSB40


Por falta de espaço, voto e voz, pelo menos 20 integrantes e dirigentes da União da Juventude Socialista (UJS) do PCdoB deixaram a legenda. Ontem, esses militantes oficializaram a filiação ao PSB. Enquanto perde quadros, na plenária preparatória para o congresso comunista foi lançada uma campanha de filiação partidária.

O centralismo na direção estadual e municipal do PCdoB levou a uma debandada de 90% da direção do movimento de juventude do partido comunista. De acordo com Lúcio Bonavigo, ex-membro da UJS, a falta de assistência do partido levou a um consenso da maioria da direção da entidade, que decidiu deixar a legenda.

"Ainda estamos no mesmo campo político, só que agora com mais espaço e mais respeito", disse Bonavigo.

Natural - Para a filiação dos ex-comunistas ao PSB, que ocorreu na Assembleia Legislativa, veio o secretário nacional da juventude socialista, Bruno da Mata, que acredita que não há conflitos entre os dois partidos, até agora aliados. "Consideramos que o que houve foi um movimento natural de mudança partidária", afirmou.

A mesma ideia tenta passar o presidente municipal do PCdoB em São Luís, Márcio Jerry. Para ele, não há motivos para lamentações porque mudanças partidárias são normais. Jerry disse ainda que não houve essa debandada de filiados comunistas.

Ele resumiu a saída da juventude da legenda em quatro ou cinco militantes, dizendo ainda que o presidente da UJS, Thiago Penha, permaneceu. Na verdade, da direção da entidade, somente Penha permaneceu, segundo esclareceu Lúcio Bonavigo.

“As mudanças partidárias são normais. Todos os dias têm gente que deixa um partido e se filia a outro”, resumiu Jerry.

Ao mesmo tempo em que perdeu 90% da juventude do partido, Jerry anunciou que uma campanha de filiação partidária terá início para "ampliar e aumentar os quadros do partido" que ocorrerá durante as plenárias preparatórias para o congresso comunista em novembro quando será escolhida a nova direção do PCdoB.
Por Carla Lima/ O Estado

0 comentários:

Postar um comentário