Prefeitura de Timon participará do projeto justiça itinerante

Justiça Itinerante

Na próxima sexta-feira (14), as ações do projeto “Justiça Itinerante – Caminhos para a cidadania” vai ao povoado Tamanduá, zona rural de Timon, prestando serviços gratuitos à população nas áreas de cidadania, justiça, saúde, educação, documentação, esporte e lazer.
 

O projeto é uma realização da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Ministério Público do Maranhão e Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Timon. As atividades vão acontecer durante todo o dia na Escola Municipal Justiniano Guedes, buscando colaborar para a construção pessoal e a inclusão social de cidadãos que moram em lugares distantes da sede municipal.

Dentre os serviços oferecidos, está a realização de casamentos comunitários, emissão de registro de documentos, audiências de registro civil, atendimento com defensores públicos e promotor de justiça e alistamento militar. Haverá também a inscrição, transferência e revisão eleitoral.

Ações

Além destas ações, cada secretaria participará oferecendo vários outros serviços. A Secretaria Municipal de Educação, por exemplo, levará à população serviço de recreação e atendimento com psicopedagogas e psicólogas para crianças com problemas de aprendizagem ou de socialização. Já a Secretaria de Agricultura fará exposição de produtos agrícolas, distribuição de mudas frutíferas e medicinais e orientará sobre os diversos tipos de cultivo. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos vai atuar em conjunto à Promotoria e Defensoria, viabilizando a realização de atendimento jurídico à população.

A Secretaria de Assistência Social participará por meio de palestras com equipes técnicas do CRAS e CREAS, realização de cadastro e atualização cadastral no Cadúnico, promoção de oficinas sobre educação alimentar e nutricional e entrega de enxovais para gestantes conforme levantamento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Outra importante ação envolve a Secretaria de Saúde, que realizará consultas médicas, teste rápido de HIV, distribuição de camisinhas, exames, vacinação, aplicação de flúor e diversas palestras. A Secretaria de Meio Ambiente também participará com palestras sobre desmatamento, podas e cortes de árvores, recursos hídricos e orientações sobre a lei do silêncio. 

A Fundação Municipal de Cultura organizará a apresentação de grupos de música e danças de alunos do projeto Beija-Flor, além de pintura facial em crianças. Haverá também atendimento veterinário e vacinação contra a raiva, com realização do Centro de Zoonoses. Sob coordenação da Secretaria da Mulher, haverá palestras sobre Lei Maria da Penha, corte de cabelo, limpeza de pele, escova, penteado e maquiagem. A Secretaria de Esportes promoverá ginástica e futebol recreativo.

SECOM/PMT

0 comentários:

Postar um comentário