O ‘JEITINHO’ É A TRANSPARÊNCIA

Netto Js
*Por Netto JS

O sorteio de 500 casas realizado no último dia 13 , em Timon, teve características incomuns aos muitos outros sorteios desta natureza. A LISURA manifesta naquele sorteio valorizou o processo e realçou a NATUREZA DEMOCRÁTICA que deve preponderar nas ações de quem pensa no bem comum como forma de aplicação da JUSTIÇA.

Durante a semana que antecedeu ao sorteio era comum alguns agentes políticos e outros relatarem terem sido abordados por populares ou amigos com frases do tipo:

-“e aí, dá pra tu dar um jeitinho, lá e botar meu nome lá, no ‘negóçio’ das casas !” ou
- “...rapaz, todo mundo sabe que esse negócio de sorteio é só ‘balela, que tem um ‘esquema’, lá”
ou ainda a pior: “Tu vai ver como vai ser tudo pra família do ‘pessoal’ da Prefeitura! Toda vez é assim!!

Ledo engano!!

A diligência e o cuidado dispensado pelo Governo Municipal, somados à presença de auditores da Caixa e, em especial, do Ministério Público, reiteraram a equidade da disputa e o alinhamento com a boa fé do evento.

Sabe-se que no meio daquela multidão havia alguns oportunistas e indignos do benefício em ‘disputa’, movidos pela famigerada cultura da prática comum do nefasto favorecimento injusto.

Vale, portanto, ressaltar a atitude do prefeito Luciano que não se negou a imprimir rigor e probidade ao sorteio, pois sabia que naquele momento muitos estariam realizando o sonho da conquista do lar, onde não caberiam ‘interferências’ e, proporcionando para muitos, o começo de uma nova vida e mais dignidade.

A correção, a honestidade e o legalismo não podem e não devem ficar fora de moda. Ao contrário, devem sim, sempre serem enaltecidos, como forma exemplar de rito no cotidiano pessoal e na coisa pública.

Parabéns, a todos que, de forma justa, democrática e com transparência, puderam dar um ‘jeitinho’ de realizar o sonho da conquista do lar.


*Neto JS é Secretário Geral do PSB do Maranhão,ex-presidente da Fundação Cidadania e morador de Timon.

0 comentários:

Postar um comentário