Ato de Governar - por Chico Leitoa

Chico Leitoa em sintonia com a população.
GOVERNAR, é cuidar das pessoas e agir em sintonia com elas, priorizando, e usando o bom senso. É considerar que o governo é impessoal e cabe a cada gestor dar seqüência aos bons atos e corrigir os desacertos. Nunca tentar eliminar algo pelo simples fato da ideia ou ação ser de outra gestão aliada ou não, que esteja trazendo benefícios para a população.
O bom gestor é aquele que direciona as ações do governo para políticas públicas que alcançam e efetivamente podem contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população como um todo, principalmente a mais carente, e claro, fortalecendo a cidadania e investindo nas pessoas.
De maneira geral, as ações que são planejadas para se transformarem em benefícios duradouros para o conjunto da população, principalmente a mais carente, demandam tempo de maturação e em geral alcançam mais de um mandato, que na maioria das vezes mudam de gestor, que nem sempre mantêm as ações em curso. E começa tudo de novo.
Em Timon temos como maus exemplos:
1) O abandono da CEASA, cujo inicio da implantação se deu no meu primeiro mandato, e meu sucessor (eleito com meu apoio) não apenas não deu seqüência na obra, que se deteriorou, como "distribuiu" terrenos para todo tipo de uso e abuso. Retornando ao cargo, tive o trabalho de retirar 192 usuários num espaço que passou a ser de completa promiscuidade. Trabalho dobrado, no final do primeiro ano do segundo mandato e com recursos próprios, em 22.12.2001, inauguramos com grande festa o mais imponente mercado de toda a região, com espaços confortáveis e higiênicos, banheiro de alto padrão, com uma glamourosa praça de alimentação, tudo funcionando na sua plenitude. Veio a sucessora e abandonou por completo AQUELA CONQUISTA do povo Timonense.
2) Aterro sanitário e a usina de reciclagem e compostagem de lixo, que através de uma organizada cooperativa de catadores, separava e já agregava valores aos produtos, já produzia diariamente adubo orgânico através de um processo simples de aeração, além do moderno aterro sanitário funcionando de acordo com os padrões exigidos. Foi tudo por água abaixo em 8 anos de abandono, em que até o trator de esteira novinho, foi "roubado" e o aterro virou lixão.
3) A Vila Olímpica Miguel Lima, cuja situação está consubstanciada num relatório da caixa econômica.
4) Farmácia viva (no mutirão), que já produzia 26 tipos de fitoterápicos, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, que em função do nosso empenho, foi possível formalizar, no âmbito do governo federal, o primeiro convênio de um município com a extinta CEME.
5) O centro de vocação tecnológica (localizado na rua 17 com a 70 Parque Piauí II), conveniado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, prédio praticamente pronto, que foi totalmente demolido e dado fim numa carreta de móveis e equipamentos destinados ao seu funcionamento, que em principio seriam trabalhados as modalidades: confecção, cerâmica, madeira e couro, sendo que o propósito era trabalhar com doze modalidades. tínhamos uma parceria sendo formatada com a Fundação Wall Ferraz, para seu pleno funcionamento. Vale ressaltar que 52 desses Centros (de onde copiamos o projeto arquitetônico), foram os grandes indultores do desenvolvimento do Estado do Ceará.
6) Na gestão da minha sucessora, o pronto socorro municipal da Av. Teresina foi fechado, inaugurado em 01.05.2001, sem qualquer ajuda, funcionando 24 horas por dia, com internações e vários tipos de cirurgias em diversas modalidades.
7) O projeto beija flor, que nos ajudou a ganhar o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, destaque do Nordeste, a feira de amostra dos produtos Timonenses, saíram do calendário do Sebrae, o coral canto e arte foi abandonado, o não aproveitamento de um grandioso projeto de autoria do arquiteto Julio Medeiros, devidamente aprovado no Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com atuação decisiva do então deputado Luciano Leitoa, para construção e equipamento de um moderno teatro, com capacidade para 600 lugares, galeria de artes, sala de musicas etc., no espaço do mercado central, em que o governo que me sucedeu sequer se manifestou, dando um enorme prejuízo ao Município, pois a validade da aprovação, que só aconteceu no final do mandato que eu havia perdido a eleição, inspirou-se em dezembro de 2005.
8) As hortas comunitárias e os campos agrícolas e o Projeto leite vida, uma das TECNOLOGIAS SOCIAIS, desenvolvidas pela prefeitura de Timon, nas comunidades vila do bec e mata-pasto, disponíveis no banco de dados da Fundação Banco do Brasil ( veja documentário), com reconhecimento internacional através da Unesco, divulgado em 170 países da África, América do Sul e Europa, nos idiomas inglês, português e espanhol (veja)., foi completamente abandonado.
9) Sem falar de coisas que não são de domínio público, como por exemplo, a Prefeitura mantinha convênio com diversas instituições que propiciava aos professores do município (e até alguns do Estado ), fizessem curso superior de qualificação. A "Professora" se negou a manter os convênios. Os Professores atingidos são testemunhas. Deixamos 36.000 alunos na rede municipal e 8 anos depois foi entregue com 32.000 ( Bom para uma "professora" ).
São apenas alguns exemplos de coisas que se tivesse tido seqüência, o Município seria outro. Mas lamentavelmente a pequinês política contraiu enormes prejuízos para o povo Timonense.
O ato de governar para as grandes maiorias, muita das vezes ou quase sempre fere interesse de poderosos, parte de uma minoria privilegiada, que via de regra se utilizam dos mais escusos expedientes, em geral através da mídia a ele pertencentes, muitos adquiridos através do poder, para desqualificar as ações e os autores.
O exemplo mais emblemático é iniciativa do nosso partido, o PDT, que idealizou através de Darcy Ribeiro, sob o comando do Líder mais consistente do Pais dos últimos anos, Leonel Brizola, os CIEPS. Criticado exaustivamente, execrado publicamente, Ele que tinha o sonho de espalhar os chamados escolões em todo o Pais, onde toda criança permaneceria o dia todo na escola, bem alimentadas e tendo acesso, além da educação, esporte, cultura e lazer, tudo que uma criança precisa para se desenvolver e se incorporar numa sociedade que juntos formariam um pais muito melhor. Os poderosos preferiram satanizar os CIEPS, numa campanha ostensiva, questionando o padrão das edificações, que com certeza não se comparavam aos espaços físicos destinados aos seus filhos, levaram o companheiro Brizola ao ostracismo político-eleitoral. Só para lembrar, até embaixo das arquibancadas do sambódromo do rio, foram disponibilizados salas de aula para milhares de crianças e jovens. Muitos foliões que ficam em cima nem lembram...
E veja o paradóxico, hoje, com o aumento desenfreado da violência, principalmente nos grandes aglomerados, todos os governos, em todas as instancias, por não terem atacado os problemas pelas causas, só se fala em ESCOLA DE TEMPO INTEGRA! Com o objetivo de fortalecer a educação evitando a proliferação desenfreada das drogas e da violência , exatamente o que Brizola tinha como sonho, de universalizar a educação de tempo integral, e que inverteram a ordem das coisas para levar a cabo uma campanha para destruí-lo. Eita Brasil!...
O ato de governar requer além do que se aprende nos livros, algo que não está em nenhuma literatura, trata-se de bom senso e visão social da vida. Não se colocar os interesses particulares acima dos coletivos e considerar que o governo é impessoal. Logo tem que ter garantido seqüência e sustentabilidade.
Governar, é cuidar das pessoas. Lamentavelmente, os que assim pensam e assim agem, são obrigados a enfrentar os poderosos que dispõem de instrumentos capazes de manipular os inocentes úteis, que acabam ajudando a manter os privilégios dos seus algozes e às vezes se voltando contra e ate maculando a imagem dos que os defendem de verdade, mas não contam com os meios de desmistificar o doutrinamento imposto, aí, é "o opressor na cabeça do oprimido". E assim "patina" a humanidade.

Administração do Prefeito Luciano Leitoa

Nos dois últimos anos ( 2013 e 2014), o Prefeito Luciano tem feito o que na nossa humilde opinião, deveria ser feito por todos os governantes, ou seja, cuidar das pessoas, melhorando as condições de ensino e aprendizagem das crianças, cuidando bem das escolas e dos profissionais da educação, dotando a cidade de uma boa rede física para o atendimento da atenção básica da saúde das pessoas, implementando programa de geração se emprego e renda, cuidando do aspecto visual da cidade, urbanizando e sinalizando as vias públicas, dotando o município de uma forte rede de proteção social, realizando concurso público, enfrentando e vencendo as seqüelas deixadas pelo desastroso governo anterior que além da destruição de toda a maquina administrativa, sucateamento das escolas e dos postos de saúde, o estrangulamento das finanças municipais, deixando débitos que somados: previdência, Cemar, salários atrasados (15 milhões) e fornecedores, alcançaram um montante de aproximadamente 150 milhões de reais, impondo um sufoco financeiro ao longo dos dois anos, diminuindo ou quase eliminando a capacidade de investimento e zerando a capacidade de financiamento/endividamento, comprometendo por um bom tempo toda a administração.
Luciano, mesmo com toda dificuldade vai avançando e preparando a cidade para o futuro com conquistas de resultados permanentes, vejamos:
1) QUASE TODAS AS ESCOLAS DA ZONA URBANA SENDO REFORMADAS E/OU AMPLIADAS, VÁRIAS SENDO CLIMATIZADAS, EQUIPADAS COM CARTEIRAS NOVAS;
2) VARIAS ESCOLAS, INCLUSIVE NA ZONA RURAL, RECEBENDO QUADRAS POLIESPORTIVAS COM VESTIÁRIOS, QUE SERVIRÃO TAMBÉM PARA AS COMUNIDADES;
3) EM 2014, FARDAMENTO PARA TODOS OS ALUOS DA REDE MUNICIPAL;
4) NENHUMA ESCOLA DA ZONA RURAL SEM AS CONDIÇÕES MÍNIMAS DE FUNCIONAMENTO;
5) MERENDA ESCOLAR FARTA E DE QUALIDADE, PARTE SENDO ADQUIRIDA DOS PRODUTORES LOCAIS;
6) ATRAVÉS DO PROJETO MÃOS DADAS, A PRIMEIRA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO;
7) PROJETO BEIJA FLOR FUNCIONANDO NO LIMITE DA CAPACIDADE DO MUNICÍPIO;
8) TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAUDE SENDO AMPLIADAS E REFORMADAS, CLIMATIZADAS E EQUIPADAS COM EQUIPAMENTOS DE PONTA;
9) MAIS 18 UNIDADES NOVAS ESTÃO SENDO ENTREGUES PARA A COMUNIDADE, TODAS NO MESMO PADRÃO QUE NADA DEIXAM A DESEJAR FRENTE A QUALQUER UNIDADE DE SAUDE DE ATENÇÃO BÁSICA DO PAIS;
10) REABERTURA E MODERNIZAÇÃO DO CAISM, POLICLÍNICA E HOSPITAL DO PARQUE ALVORADA;
11) AMPLO E RIGOROSO PROGRAMA DE VACINAÇÃO, PREVENÇÃO DAS ENDEMIAS, FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAUDE E DE ENDEMIAS, COMBATE AO CÂNCER DE MAMA E DE PRÓSTATA;
12) ILUMINAÇÃO PUBLICA DE QUALIDADE EM TODAS AS RUAS E AVENIDAS, COM A ILUMINAÇÃO EM LED, DA AV. PIAUÍ E PONTE DA AMIZADE;
13) ALÉM DE REMOVER MONTANHAS DE LIXO ESTACIONÁRIO, MANTÉM UMA BOA LIMPEZA PUBLICA DIÁRIA, COM AQUISIÇÃO DE DOIS MODERNOS CAMINHÕES COMPACTADORES E UMA VARREDEIRA;
14) RECUPERAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DE QUILÔMETROS DE RUAS E AVENIDAS EM TODOS OS BAIRROS, EXEMPLO PERIMETRAL, LUIS FIRMINO DE SOUSA ETC. UM FORTE PROGRAMA DE SINALIZAÇÃO DE QUILÔMETROS DE RUAS E AVENIDAS, IMPLANTAÇÃO DE GUIAS, SARJETAS E CALÇADAS LATERAIS E DESOBSTRUÇÃO DE RUAS QUE NUNCA TINHAM TIDO TRÁFEGO (LOTEAMENTO BOA VISTA), IMPLANTAÇÃO DE JARDINS EM VÁRIOS LOGRADOUROS;
15) RECUPERAÇÃO DE CENTENAS DE QUILÔMETROS DE ESTRADAS VICINAIS;
16) REABERTURA DA PONTE METÁLICA NO SENTIDO TIMON TERESINA, FECHADO A MAIS DE DOIS ANOS, HOJE 100% BANCADO PELO MUNICÍPIO DE TIMON;
17) INICIO DO PROLONGAMENTO DA AV. PIAUÍ, PARTINDO DO PARQUE ALVORADA;
18) RETOMADA PARA CONCLUSÃO DA REDE DE ESGOTO (O GOVERNO ANTERIOR CAUSOU SÉRIOS PREJUÍZOS ), COM LICITAÇÃO JA REALIZADA;
19) TENTATIVA DE SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA O PROBLEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO CRIANDO AMPLAS CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE.
REVITALIZAÇÃO COM IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO DAS HORTAS DA VILA DO BEC E MUTIRÃO;
20) REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS SÉRIOS, FEITOS ATRAVÉS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE;
21) IMPLANTAÇÃO DO PARQUE EMPRESARIAL EM REGIME DE CONDOMÍNIO, EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO,
22) REALIZAÇÃO DA PRIMEIRA FEIRA DE NEGÓCIOS NO CENTRO DE CONVENÇÕES MARANHENSE, QUE ATRAIU MULTIDÕES E VÁRIOS EMPRESÁRIOS;
22) CRIAÇÃO/RECRIAÇÃO DO BRASÃO E DA BANDEIRA DO MUNICÍPIO;
23) E PELO SEGUNDO ANO, UMA BELA ORNAMENTAÇÃO NATALINA, E UMA ARROJADA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE.

Em fim, mesmo com enormes dificuldades, e ainda com muitos problemas a resolver, o Prefeito Luciano inaugurou um novo modelo administrativo que com certeza trará enormes benefícios para a população Timonense. Através de métodos modernos, mostra o potencial da cidade para o mundo empresarial, ao tempo em que, com seus atos de governar, cuida das pessoas. 

Estamos na torcida.

Artigo escrito pelo Engenheiro Civil Chico Leitoa - ex-prefeito, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, e atual vice-presidente do PDT no Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário