Alunos do Ensino Médio do Estado serão beneficiados pelo programa MedioTec em agosto


O programa MedioTec está disponibilizando para o Maranhão 6.500 vagas para cursos que visam a qualificação dos alunos ainda no Ensino Médio. Destas vagas, 4.700, aproximadamente, são para cursos à distância. As aulas estão previstas para começar dia 14 de agosto e para Timon serão oferecidos seis cursos, cada um com 50 vagas: Técnico em Hospedagem, Informática, Eventos, Guia de Turismo, Cozinha e Técnico em Restaurante e Bar. A pré matrícula já está disponível no site da Seduc-MA (Secretaria de Estado da Educação) até dia 14 de julho. O projeto é uma ação do MEC (Ministério da Educação) através da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica).

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) ficou responsável por promover, nas cidades, estes cursos à distância. Segundo Allysson Cadete, coordenador do programa no Estado a preocupação é começar a montar as turmas e divulgar os cursos nas cidades que têm pólo do instituto para favorecer o desenvolvimento dos mesmos. "Em Timon buscamos ofertar estes seis cursos por entender a necessidade de qualificação de pessoas nessas áreas. Estamos em parceria com a Seduc, que junto com as Unidades Regionais de Educação (URE) estão fazendo essa ponte nos municípios. O Instituto Federal do Maranhão, campus Maracanã, é nosso parceiro também", acrescenta.

Na Unidade Regional de Educação de Timon, para se discutir a implantação do MedioTec na cidade, estiveram presentes, nesta sexta-feira (07), a professora Helena que é diretora de ensino, professora Rosilene, coordenadora do NTE, Luís Fernando, técnico do NTE e Allyson e Sebastião, responsáveis pelo projeto no Maranhão. Eles foram recebidos pelo Gestor da URE, Regino Nolêto. Logo depois, o grupo juntamente com o professor Regino foram visitar as instalações da Unidade Integrada Padre Delfino que será a escola referência para dar o suporte à plataforma de ensino, onde serão ministradas algumas aulas presenciais de disciplinas que demandam experiência. 

O público alvo são os alunos matriculados na Primeira e Segunda Séries do Ensino Médio das escolas estaduais. Está aberto no site da Seduc-MA, a possibilidade de pré-matricula, onde já está disponível o link do MedioTec. Ao clicar, basta procurar a opção "inscrições" e, em seguida, escolher a opção "outros municípios", onde aparecerá a cidade de Timon e os cursos oferecidos aqui. Neste processo, o aluno deverá fazer o cadastro com todas as suas informações. Quem não puder se inscrever pela internet pode procurar a Unidade Regional de Educação, localizada na praça São José - Centro de Timon, para fazer o cadastro.

Sobre a triagem dos alunos para o preenchimento das vagas, Allyson explica que será levada em consideração a área de interesse dos candidatos para que possa haver o mínimo de evasão possível. "As áreas são direcionadas àqueles alunos que realmente têm interesse. São poucas vagas, então essa triagem é necessária". Quanto à duração, o período para os curso de 800h/a será aproximadamente de 12 a 15 meses, já para os cursos de 1.200h/a, a duração será de 15 a 18 meses. "E são cursos concomitantes, o aluno deverá estar matriculado no Ensinou Médio regular para poder fazer o curso. À proporção que ele termina o curso, também termina o Ensino Médio. Ou seja, ele será certificado no mesmo período", reforça Allysson. 

Em breve, acontecerá também uma seleção local para os mediadores de cada cidade, ou seja, profissionais das áreas específicas dos cursos, que irão dar um apoio presencial para estes alunos. O seletivo está previsto para sair ainda neste mês de julho e o edital ficará disponibilizado no site do IFMA. De acordo com Allysson Cadete, será pago uma bolsa de aproximadamente 1.200 reais para este profissional trabalhando 20h/a semanais na função de mediador. 

0 comentários:

Postar um comentário