Os cães ladram, mas a caravana não para... Flávio Dino encerra mandato na Embratur com Chave de Ouro.


A edição de fim de ano do jornal especializado em turismo mais tradicional do país traz uma capa elogiando a atuação do maranhense Flávio Dino nos dois e meio à frente da Embratur. Com o título de “Paladino do Turismo”, o jornal afirma que Dino encerra sua “primeira passagem pelo Poder Executivo” com “chave de ouro”.
jornaldoturismoO jornal afirma que, em sua gestão, Dino atuou como um verdadeiro “Xerife do Turismo”, “lutando contra os preços altos das passagens e da hotelaria”. Na avaliação do jornal, o papel de “xerife” foi feito sob medida para o “perfil profissional de Flávio Dino”. Em seus dois anos e meio de gestão, Dino criou a Pesquisa de Preços da Hotelaria (PPH), que passou a monitorar e tornar público o preço dos 10 principais destinos de negócio e os 10 principais destino a lazer do Brasil, sempre os comparando com outros 10 destinos do mesmo segmento no exterior.
O Jornal do Turismo destaca que o “discurso certeiro e duro” de Dino “tem causado inveja em setores do governo, mas tem tido o aval da Casa Civil.” No ano passado, diante das denúncias feitas por Dino, a presidenta Dilma criou um comitê interministerial para monitorar os preços e a qualidade dos serviços oferecidos ao turista. A Embratur foi chamada a integrar o comitê, representada por Flávio Dino.
A publicação especializada lembra que, “com o apoio da Embratur, o Brasil promoveu eventos internacionais importantes para preparar todos os envolvidos para grandes desafios que vierem. Entre eles, a Conferência Rio +20, a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude”.
“A preparação para que o Brasil realize uma grande Copa do Mundo e consolide o destino turístico no exterior também faz parte das preocupações da Embratur, que lançou nova campanha promocional voltada para atrair turistas para o evento com investimentos da ordem de R$ 10 milhões”, relata a publicação.
Recorde histórico de turistas estrangeiros
No editorial de sua edição especial de fim de ano, bem como na reportagem de capa, o Jornal do Turismo destaca a marca de 6 milhões de turistas estrangeiros alcançada pelo país durante a gestão de Flávio Dino. “O ano de 2013 marcou uma virada na página do turismo brasileiro”, comemora o editoral. “O Brasil não superava a marca de 5 milhões de visitantes desde 2005, quando iniciou a contagem no formato que existe hoje”, complementa.
Em dezembro, o presidente da Embratur, Flávio Dino, recebeu, no Aeroporto Internacional do Galeão, a turista número 6 milhões. Foi uma forma de celebrar o recorde quebrado pelo país, que nunca antes em sua história havia recebido tantos estrangeiros.
Com o resultado, este ano, o Brasil deve, novamente, obter um crescimento maior que a média mundial. Em 2012, período para o qual já há números fechados, o Brasil cresceu mais de 5%, superando a média mundial, a das Américas (3,7%), da América do Sul (4,2%) e dos países emergentes (4,1%). O Brasil também teve um crescimento maior do que o de tradicionais destinos turísticos, como França, Espanha, Itália, Turquia e México.
 Valorização dos servidores
 A gestão de Dino à frente da Embratur também foi marcada pela valorização do trabalho dos servidores concursados, afirma o Jornal do Turismo. “A gestão Flávio Dino ficará marcada por outro fato histórico para a Embratur: a nomeação dos primeiros servidores aprovados em concurso público desde a criação da autarquia em 1966″, afirma o jornal.
O jornal lembra que “as nomeações se concretizaram com a liberação do Ministério do Planejamento, após negociações diretas entre o presidente da autarquia e a ministra Miriam Belchior”.
Ao longo de sua gestão, Dino promoveu diversos servidores de carreira a cargos de chefia. Em 2013, o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, foi convidado para ocupar cargo de destaque no Ministério da Cultura, sendo o segundo na hierarquia após a ministra Marta Suplicy. Para o lugar de Pedroso foi escolhida uma servidora com mais de 30 anos de casa, Leila Holsbach. Também para a vice-presidência da Embratur, Dino escolheu uma servidora de carreira, a turismóloga Kátia Bittencourt, com cerca de 20 anos de casa.
fonte: Maranhão de Verdade. (Marcos Paulo)

0 comentários:

Postar um comentário