Alunos de escola da zona rural de Timon conseguem aprovações no IFMA

Alunos da U.E Antonio Pereira da Silva
Alunos da U. E. Antônio Pereira da Silva, na zona rural de Timon, no povoado Gameleira, foram aprovados no teste seletivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e em 2015 irão cursar o ensino médio técnico integrado na instituição. Os esforços da gestão da escola em preparar os alunos para as provas fizeram com que 14, dos 20 alunos inscritos, fossem aprovados para nos cursos de Administração, Eletrônica e Eletromecânica oferecidos pela instituição.

De acordo com o diretor da escola, Raimundo Pereira, a unidade tinha como meta aprovar ao menos um, dos alunos inscritos no teste. “Foi uma surpresa muito boa saber que nossos alunos foram aprovados. A dedicação que cada um teve em se preparar e os professores em ajudar nesse processo me deixa contente”, disse o diretor.

Os alunos comentam que o apoio da gestão da escola e o empenho dos professores em garantir, a preparação para as provas, foi o grande diferencial. Marcus Venicius, de 16 anos, aluno do turno da noite do EJA (Educação de Jovens e Adultos), foi aprovado em 8º lugar para o curso de Eletromecânica na primeira chamada. Ele comentou que mora a cerca de 8 km da escola e todos os dias ia e voltava no ônibus escolar para poder estudar. “Quem nos informou sobre essa oportunidade foi nosso professor, nós não sabíamos dessa oportunidade e eu também, não sabia que teria tanto potencial para ser aprovado”, disse o aluno que ainda acrescentou: “Eu nunca perdi um ano, sempre passei direto na escola, já que eu trabalhei sempre na zona rural, preferi trabalhar durante o dia e estudar a noite”.

Outro aluno que também está muito contente com a aprovação, é Alex Davi, de 14 anos, que foi aprovado em 7º lugar no curso de Eletrônica. “Estudo aqui, há 9 anos e é bem legal, porque os professores nos ensinam bastante e nos dão apoio. Depois que o diretor Pereira assumiu, até internet ele colocou pra gente”, explicou o aluno que ainda comentou: “Na verdade eu nem conhecia a escola, onde eu vou estudar agora (IFMA) e o curso eu escolhi depois que pesquisei com a ajuda dos professores. Quando recebi a notícia de que tinha passado eu nem acreditei, porque no dia da prova tinham muitos alunos concorrendo e achei que seria quase impossível de passar”.

Allef Gessé, de 16 anos, também está que é uma alegria só. Aprovado em 8º lugar no curso de Eletrônica disse, que estuda somente há um ano na escola, mas teve todo o apoio e dedicação dos professores para que pudesse conquistar esse sonho. “Era um curso que já procurava e aqui na escola tive todo o apoio para que eu pudesse me preparar para fazer a prova”, disse o aluno.

Os pais de Allef comentam que estão muito orgulhosos com o filho e ressaltam a importância da escola para vida de seu filho. “Estamos muito satisfeitos com o resultado e a escola tem uma boa estrutura e o que achei mais importante foi o incentivo dos professores”, disse dona Mariza Pereira, mãe do aluno aprovado.

A secretária de educação de Timon, Dinair Veloso, comentou que esse é um grande feito e que o diretor tem se mostrado empenhado na busca de sempre motivar os alunos em superar novos desafios. “O nosso papel enquanto educadores é justamente esse, o de incentivar os alunos a conquistarem seu espaço e conseguirem alcançar as suas metas. A Semed tem se empenhado em conversar com cada diretor e professor para incentivar, que eles tenham essa vontade e o prazer de ensinar para que os alunos se sintam motivados e procurem sempre o melhor”, disse a secretária.

A secretária ainda comentou que o ensino do município tem alcançado muitos resultados positivos e a prova disso é a nota do IDEB, que mede a qualidade do ensino, tem aumentado consideravelmente em todas as escolas da rede municipal de ensino. “Essa conquista de qualidade do ensino é que nos norteia para que possamos continuar com mais intervenções para melhorar a cada ano a educação de Timon. Os investimentos continuarão a ser realizados em infra-estrutura, capacitação de professores e demais profissionais que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem”, disse Dinair. 

Outras instituições de ensinam que integram a rede municipal de ensino também tiveram alunos aprovados nas provas do IFMA, que é uma das instituições mais respeitadas na formação de profissionais de nível técnico.
Alex Davi, 14 anos, 7º lugar Eletrônica


Lista dos alunos aprovados da U. E. Antônio Pereira da Silva:
Alex Davi Bezerra da Silva
Aleff Gessé Pereira da Silva
Marcus Venicius de Oliveira Assunção
Cleudimara Silva Barros
Hérica da Silva Lima
Francimar Ferreira da Silva
Glória Maria dos Santos Ferreira
Elisson Pereira de Alcantara
Ana Carolina de Sá Pereira
Samuel Vaz dos Santos
Lucineide da Silva Farias
Thaís Conceição Sousa
Andrea Santos Sousa

0 comentários:

Postar um comentário