PRONATEC oferta mil vagas em Timon, inscrições começam hoje

PRONATEC 2O13

 A população timonense a partir de agora terá a oportunidade de se profissionalizar em diversos setores de atuação. Ela terá a sua disposição uma gama de cursos profissionalizantes oferecidos pela prefeitura municipal de Timon, através da secretária municipal do desenvolvimento econômico e social e do trabalho (SEMDES), juntamente com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Eles serão ministrados pelo IFMA- Instituto Federal de Educação do Maranhão, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAI).
No total serão mil vagas, distribuídas em 24 modalidades. As inscrições terão início hoje, 23/04/13 e encerrarão no dia 07 de maio.

Os cursos em parceria com o  IFMA:

Aconselhador em dependência química, cuidador de idosos, cuidador infantil, recreador, montador e reparador de computadores, almoxarife de obras, pedreiro de alvenaria, pintor de imóveis; cada um com 40 vagas.

Cursos em parceria com o SENAI:

soldador/aço carbono e baixa liga, montagem e manutenção de computadores, operador de computador, eletricista predial de baixa tensão, mec. Climatização e refrigeração, auxiliar administrativo, mestre de obras, mecânico de automóveis, variando de 32 a 50 vagas.

Cursos em parceria com o SENAC:

Garçom, auxiliar de cozinha, cabelereiro, manicure, operador de caixa, vendedor, operador de supermercado; cada um com 50 vagas.
Os cursos ofertados são de qualificação profissional, devendo contar com a carga horária mínima de 160 horas e ou três meses.
 
Os alunos receberão auxilio para transporte e alimentação. A realização dos cursos visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira, melhorando as condições de inserção no mercado de trabalho. 

Os alunos que se formaram na primeira turma receberão seus certificados no dia 10 de maio em solenidade que será realizada no Centro da Juventude, sob organização da Prefeitura de Timon, por meio da Semdes.



Além desses cursos será ofertado também o curso de horticultor orgânico, pelo Serviço Nacional  de Aprendizagem Rural (SENAR), para a população da zona rural de Timon, que será implantado na localidades Bonitinho e Açude.

PRÉ- REQUISITOS

*Trabalhadores
*Portadores de Necessidades especiais
*Beneficiários dos programas federais de transferências de renda. (Bolsa família)
*Idade de 18 até 59 anos
*Preferencialmente está cadastrado no CADÚNICO


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

*CPF
*RG (Identidade)
*Comprovante de residência
*Comprovante de escolaridade
*Cartão Bolsa-Família
*número de telefone para contato

As inscrições serão realizadas no Centros de Referência de Assistência Social (CRAS):
CRAS I - Avenida Tiúba, 231, Bairro Pedro Patrício.
CRAS II – Rua 101, 534, Bairro Parque União.
CRAS III – Rua 14, 640, Bairro Parque Alvorada.
CRAS IV – Rua Doutor João Lula, 3793, Vila João Reis

0 comentários:

Postar um comentário