Uma tragédia, o avião caiu...

*Artigo escrito por Chico Leitoa

No dia 13 de agosto, fomos abalados pela trágica noticia do acidente aéreo, que supostamente teria vitimado o Presidenciável Eduardo Campos. Logo, logo veio a confirmação. Todos que estávamos juntos torcíamos para ouvirmos que havia sobreviventes. Pela BAND, a lamentável, inacreditável constatação: Eduardo, o Dudu e outros quatro passageiros e dois tripulantes estavam mortos. Duro demais pra ser verdade. Infelizmente era. Todos abalados e sem querer acreditar, procurávamos compreender o que na verdade era incompreensível. Liguei para Luciano que estava em São Luís. Estava sem querer acreditar no que todos os meios de comunicação passaram a transmitir.
A noticia tomou conta do País e do mundo.

Afinal Eduardo era mais do que um correligionário do Luciano, era um amigo nosso e uma esperança para o Brasil. Os exemplos vieram de Pernambuco, a performance dos hábeis movimentos e coragem de ousar. Muitos foram os momentos que marcaram nossa convivência com Eduardo.

Conhecemo-nos em 2000, na minha passagem pela Câmara dos Deputados. Em 2003, impossibilitado de permanecer no PDT, Luciano foi convidado por Eduardo a ingressar no PSB, convite aceito, fomos Eu, Luciano e Eduardo ao encontro do Dep. Miguel Arraes, na Sede Nacional do PSB. Lá tivemos uma conversa pautada na sinceridade e nos ideais que eram comuns. A partir dai, sua convivência com o Luciano foi intensa, o que propiciou que Luciano viesse a ser Presidente do Partido no Maranhão, legitimado em Congresso da Agremiação no Estado, além de ser Membro da Executiva Nacional.


Em 2004, quando eu concorria à reeleição, Eduardo que era Ministro da Ciência e Tecnologia, veio a Teresina e atravessou a ponte para lançar a implantação do Centro de Vocação Tecnologia, na Rua 17 com a 90. Fomos até o local ele ficou empolgado. Infelizmente eu perdi a eleição e a missão de concluir o projeto passou para minha sucessora, apesar do prédio quase concluído e todos os equipamentos adquiridos. Lamentavelmente demoliram um prédio de 1.200 metros quadrados e deram fim nos equipamentos. Mas a intenção do então ministro era ampliar o projeto, dada a dimensão que estávamos dando à iniciativa.

Como era um final de semana, Eduardo foi até a sede do PDT juntamente com o então deputado, Renato Casa Grande, fez uma fala política e outra enaltecendo o fato de Timon ter sido o destaque do nordeste entre os 126 municípios do Brasil que receberam o prêmio Prefeito Amigo da Criança. Deixou gravada sua recomendação pela minha reeleição que foi veiculada no horário gratuito.

Em outras ocasiões Eduardo veio a Timon, mas seu contato com Luciano era quase que diário.

A ultima passagem dele a Timon foi no dia 27 de abril de 2014 (foto abaixo) onde recepcionado pelo Prefeito, pelo futuro governador do Maranhão Flávio Dino, pelo futuro senador Roberto Rocha por varias outras lideranças e mais de quatro mil pessoas no centro de convenções Maranhense. Eduardo se Emocionou quando mostramos um vídeo de uma solenidade realizada pelo Governo do Piauí (Governador Mão Santa) em Paraíba, na ocasião dona Beta e o Dr. Miguel receberam a comenda do MÉRITO RENASCENÇA, e claro Dr. Miguel falou por todos os homenageados. A foto abaixo registrou o momento em que Eduardo ao me abraçar, disse: Chico, que registro! Foi um dia histórico. Eduardo era nessa eleição, a grande esperança do Brasil corrigir seu rumo.


Fomos para seu velório em recife, e numa pequena tenda armada em frente ao Palácio das Princesas, se acotovelaram as grandes lideranças da política brasileira. A família, viúva e filhos com impressionante firmeza, ao lado da urna, se comportaram com altivez. Do lado externo e em todas as ruas próximas, uma multidão prestava as ultimas homenagens ao seu jovem líder, cuja vida foi ceifada por uma "fatalidade". Luciano permaneceu para o velório eu retornei para o hotel e em seguida para Timon. Na volta fui tomado por uma reflexão: da ultima vez que tinha vindo a Recife, em busca de tratamento de saúde para dona Beta, Eduardo tomou conhecimento que estávamos em Recife e nos convidou para passarmos no Palácio e lá fomos recebidos gentilmente por ele que foi nos buscar na sala de espera e permanecemos por meia hora. Falamos sobre política, problemas do País, sobre Timon, Luciano, Jackson Lago, enfim como sempre uma boa conversa. Fomos acompanhados pelo amigo Peri conforme registro fotográfico.


Foi-se Eduardo levando com ele muita esperança, porem ficaram as lições de que é possível praticar a boa política, ter posição definida, olhar com o olhar de gente sempre na esperança de propiciar melhorias nas vidas do conjunto da sociedade. Portanto vamos permanentemente repetir: 

"NÃO VAMOS DESISTIR DO BRASIL"...

Hoje fazem seis meses que Eduardo se foi dessa forma trágica. O Brasil perdeu um dos seus melhores quadros. Perdemos um amigo...

*Artigo escrito pelo Engenheiro Civil Chico Leitoa, ex-prefeito, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, e atual vice-presidente do PDT no Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário