Artigo: Uma Clara Divisão

Neto JS
Por Neto JS - As últimas eleições deixaram lições que precisam serem levadas em conta. Foram levadas às ruas os mais variados tipos de campanha, e claro, cada uma dentro do que as candidaturas representavam ou defendiam. Mas uma coisa ficou claro: só foram dois estilos que prevaleceram. Os que buscam a conquista do voto e os que praticam o aliciamento, 

CONQUISTAR é convencer a partir de argumentos convincentes quando na oposição e com realizações e conquistas que possam incidir na melhoria da qualidade de vida das pessoas, quando no governo, independentemente de terem votado a favor ou contra.
ALICIAR é conseguir o voto através de agrados ou promessas de vantagens pessoais. Estando ou não no poder, as práticas são universais. 

Na conquista, o candidato conclama a participação da população. No aliciamento o candidato paga contratantes e contratados, distribui combustível, paga pra botar cartaz nas casas, pra balançar bandeira e nos dias que antecedem a eleição a grana corre solta. Tudo da forma mais descarada. 

Depois do pleito, muitos aborrecimentos, pois é impossível cumprir promessas feitas desenfreadamente. Mas os aliciadores confiam, pois nas outras eleições tem outros para serem utilizados. Grupo que é bom, só no período da eleição!! Depois serão outros, outras vítimas, com algumas exceções. Ficam os maus exemplos e quando vitoriosos, os mandatos deformados que de nada servem para defender os reais interesses da coletividade. Um mandato será exercido de acordo com os métodos utilizados na campanha.
Quem compra voto, compra mandato e mandato comprado é patrimônio pessoal e só serve pra quem comprou pois tem que correr atrás dos meios para a compra seguinte.

Mandatos conquistados com voto livre, o mandatário corre atrás para realizar obras e ações que possam melhorar a vida da coletividade: uma boa escola, uma boa saúde, ousar para resolver problemas de forma definitiva, enfim cumprir com o que se comprometeu para que em oportunidades futuras, tenha o reconhecimento.

Nos mandatos a partir de 2005 até 2012, Timon perdeu a grande chance de melhorar sua infraestrutura, seu saneamento, sua educação, sua saúde, seu urbanismo, enfim melhorar a vida das pessoas. Com o FPM triplicado da noite para o dia ( recurso novo ) e a economia do país em alta, jorrando dinheiro do PAC, jogaram fora o momento mais oportuno para desenvolver o Município. Só da rede de esgoto foram jogados fora mais de 23 milhões.

Uma Prefeita, um deputado federal e um estadual, todos aliados do governo do Estado e do Governo Federal, conseguiram destruir praticamente toda a rede física da educação estadual e Municipal, abandonaram o CAIC e polo Tecnológico do Parque Alvorada e destruíram o Centro de Vocação Tecnológica na rua 17 com a 90 no Parque Piauí II, destruíram a moderna usina de reciclagem e compostagem de lixo e transformaram o moderno aterro sanitário em lixão, e num tremendo retrocesso, abandonaram por completo a Ceasa. 

Fecharam os Colégios Bandeirantes, Urbano Santos, Aluízio de Azevedo, além de deformar toda rede municipal, funcionando 54 escolas da rede municipal, sem a menor condição para os alunos aprenderem alguma coisa e quase matam as criancinhas de fome, lhes negando a sagrada merenda escolar. Fez-se um verdadeiro comércio com as chamadas escolas comunitárias com algumas honrosas exceções.

Aniquilaram a atenção básica da saúde, fecharam os postos de saúde e a Policlínica , fecharam o Pronto Socorro Municipal da Avenida Teresina, que dispunha de um bom centro cirúrgico onde eram realizadas 14 tipos de cirurgia e impediram que o Hospital Alarico Pacheco viesse a ser um hospital de referência ( quando estava caminhando pra ser, cassaram injustamente o Dr. Jackson ) e deixaram nossos irmãos timonenses nos corredores do HUT e/ou submetidos a humilhações mendigando tratamento em Teresina e os aliados tanto da Prefeitura como do Estado nada fizeram, pois bastava terem feito o que o atual Governo do Estado está fazendo. Pactuando com Teresina, assumindo os custos para os timonenses e mais 27 Municípios do Maranhão, que agora, passarão a ser atendidos em Teresina, fruto de um trabalho do Prefeito Luciano, do Deputado Rafael Leitoa e de um Governador aliado dos dois. Quem não lembra que a ponte metálica ficou mais de dois anos funcionando num só sentido ?? Deixaram quebrada a ponte das piranhas. Claro, não é esse o propósito dos seus mandatos. ( agora dê uma olhada em seus patrimônios antes e depois ).

Reafirmo, A DIVISÃO É CLARA. É só refletir!...

Em dois anos ( 2013 e 2014 ) e com menos recursos e sem ter governos aliado, como foi possível:
- PAGAR mais de dez milhões de SALÁRIOS ATRASADOS;
- Reestabelecer o funcionamento normal da ponte metálica nos primeiros dias de governo;
- Solucionar com uma bela obra de engenharia, o problema da PONTE DAS PIRANHAS;
- Pavimentar, sinalizar e iluminar a Av. PERIMETRAL
-Intervir na recuperação da pavimentação danificada de ruas, avenidas e outros logradouros, com implantação de canaletes, guias e sarjetas em toda a cidade que se encontrava completamente esburacada; 
- Pavimentar, sinalizar e iluminar a Avenida de acesso ao conjunto Júlia Almeida;
- Repavimentar com asfalto diversas ruas e avenidas nos bairros: Joaquim Pedreira ( rua 05 ), conjunto boa vista ( rua 11 ) loteamento boa vista ( travessa 21 )Parque Piauí II, ( trechos das ruas 90, 17 e 30 mutirão ( rua 05 ) vila Osmar rua 22) formosa ( rua da Carmina) cidade nova ( trecho da Av João Paulo II ) vila bandeirante ( rua E ), parque alvorada ( trechos da Av. 01, rua B e rua 21 ) Santo Antônio, mangueira( rua 8 ) e centro ( rua Miguel Simão e complemento lateral da Av, Piauí.);

- Iniciara ampliação da Av. Piauí que, quando pronta, vai ligar o centro ao Parque Alvorada , numa extensão de 3.15 km em duas pistas com calçadões e canteiro central;
- Remover montanhas e montanhas de lixo acumulados pela gestão anterior e adotar e manter um sistema eficaz de limpeza pública;
- Adotar e manter um moderno e eficiente modelo de iluminação pública inaugurando iluminação de LED na Av. Piauí;
- Tirar da escuridão a BR 226 no trecho entre a ponte do Parque Alvorada e a entrada da MA 040 numa extensão de 2 km; 
- Dar acomodação digna aos feirantes do Mercado do Parque Alvorada;
- Dar acomodação digna aos peixeiros da guarita
- Negociar e sanear o sistema previdenciário do Município, que de Zero de saldo, o IPMT tem 20 milhões em caixa;
- Implantar em parceria com o Governo do Estado, o Parque Empresarial, que hoje atrai dezenas de empresas que serão instaladas e mudarão a realidade de Timon;
- Reorganizar e sinalizar várias ruas e avenidas;
- Disciplinar o fluxo de veículos que utilizam a ponte metálica no sentido Timon Teresina, com moderna sinalização;
- Distribuição de 41 mil fardamentos escolares;
- Distribuir livros e outros materiais no ensino infantil;
- Reformar, recuperar, modernizar as escolas, 16 delas receberam ar condicionado;
- Implantar seis quadras cobertas com vestiários e duas em andamento, equipando-as com carteiras escolares novas;, Investir aproximadamente 6 milhões para complementar merenda escolar farta e de qualidade, negada às criancinhas durante oito anos;
- Adquirir 06 novos ônibus escolares;
- Recuperar, ampliar e modernizar 17 postos de saúde nas zonas rural e urbana, sendo alguns climatizados;
- Implantar 11 novas unidades de saúde, concluídas, todas climatizadas e equipadas com equipamentos de ultima geração;
- Aprovar 7 novas UBS, algumas já iniciadas ;
- Aquisição de 10 novos carros; 
- Aquisição de 2 caminhões COMPACTADORES 
- Aquisição de varredeira móvel; 
- implantar paisagismo em diversos espaços como exemplo Av. Paulo Ramos;
- Recuperar mais de 200 quilômetros de estradas vicinais; 
- Retomar o programa Leite Vida no povoado Matapasto;
- Distribuir de 50 kits de irrigação;
- Revitalizar e irrigar as hortas do Mutirão e vila do BEC;
- implantar horta no povoado Santa Amélia;
- adquirir parte dos produtos perecíveis da merenda escolar dos produtores locais;
- Reabrir a Casa Familiar Rural (fechada há oito anos);
-Implantar duas academias de ginástica 
- Retomar de forma intensa o Projeto Beija Flor;
- Iluminar vários campos de futebol na zona rural; 
- Realizar concursos públicos (sérios) nas áreas de educação, saúde e social;

E Muitas outras iniciativas e intervenções que chegaram à população para beneficiá-la.

Em 2015, com a sedimentação do planejamento municipal muitos projetos prontos, a parceria com o governo do estado e atuação firme do Deputado Rafael Leitoa, esse balanço com certeza será ainda muito mais robusto.

É claro que muitos trocam tudo isso por uma vantagem qualquer e/ou engorda do patrimônio pessoal e ainda contam vantagem, sem dar a mínima para o bem estar coletivo.

A DIGITAL DE CADA MODO DE GOVERNAR OU ATUAR, ESTÁ NA FORMA DE COMO SE VENCE A ELEIÇÃO E NA CONDUÇÃO DOS MOVIMENTOS DO DIA A DIA.

* Neto JS é funcionário público, morador de Timon, ativista político e membro da direção estadual do Partido Socialista Brasileiro no Maranhão, o PSB.

0 comentários:

Postar um comentário