Simplício Araújo diz que governo vai combater as empresas fantasmas

Simplício Araújo em visita a FECOMÉRCIO


Indicado pelo governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), para comandar a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a partir de 2015, o deputado federal Simplício Araújo visitou na última quinta-feira (27) a Federação do Comércio do Maranhão, onde ressaltou o compromisso com o desenvolvimento das empresas locais. “Nós observamos que o Estado não tem compromisso com o comerciante, com o empresário maranhense. Os jornais nacionais vêm mostrando com clareza essa relação dos governos com o comércio. Na maioria dos municípios o dinheiro que circula é apenas o dinheiro da folha de pagamento das prefeituras. Tem ainda a questão do combate às empresas fantasmas, pois vários empresários com 40, 50 anos de atividade, quando decidem participar de uma licitação, são obrigados a concorrer com empresas de pasta, empresas que só têm a nota fiscal, que não têm responsabilidade com funcionários, com tributos, com nada”.

O presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva, colocou a instituição à disposição da secretaria para contribuir com a implementação de projetos que visem ampliar a competitividade do comerciante maranhense e observou a importância da cooperação entre várias secretarias do governo para auxiliar nessa missão. “A partir de 1º de janeiro nós teremos um novo governo e a nossa expectativa é que possamos ampliar cada vez mais a participação das empresas maranhenses na economia do estado, seja no comércio, no setor de serviços, no turismo ou na indústria. Os empresários maranhenses tem a capacidade de crescer, basta que o governo apoie esse desenvolvimento, com um trabalho colaborativo e dinâmico entre todos os organismos que o compõem e, principalmente, o diálogo aberto com a classe empresarial”, disse.

Sobre o incentivo às empresas locais, o secretário indicado foi enfático ao afirmar que existe uma série de questões que precisam ser modificadas no atual modelo de gestão. “Há um programa muito bom, que é inclusive uma ideia de iniciativa da própria classe empresarial, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), fornecedores que são preparados para vender para grandes empresas como a Vale e Alumar, mas o governo não compra dessas empresas. Se você vai nas secretarias do governo, você vê as caminhonetes com placa de Pernambuco porque são alugadas de lá, quando deveriam ser alugadas de empresas daqui do Maranhão; água mineral comprada lá em Recife, e mais uma série de situações que não valorizam efetivamente a classe empresarial do Maranhão”, pontuou Simplício Araújo.

Além disso, o deputado completou afirmando que sua gestão terá a participação efetiva dos empresários e de todo o setor produtivo. “A orientação que nós temos é que promovêssemos uma ruptura com o que está aí e um resgate da imagem do Maranhão diante dos outros estados. Nós precisamos colocar a secretaria e o governo para buscar essa mudança. Mas é necessário união, essa responsabilidade do resgate da imagem do estado precisa ser compartilhada com o comércio, a indústria e toda a classe empresarial, isto aqui é um convite para que a gente construa esse caminho juntos, ouvindo vocês, colocando as pautas de vocês como prioridade, e, assim, com toda a certeza nós vamos conseguir mudar”, falou o futuro secretário aos diretores da Federação do Comércio do Maranhão.
Blog Aquiles Emir

0 comentários:

Postar um comentário