Sinais sonoros e pisos táteis serão instalados na cidade de Timon



Seguindo o compromisso de elaborar políticas que atendam as necessidades da pessoa com deficiência, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SEMDHC recebeu novamente, nesta terça-feira (11), os membros da diretoria da Associação dos Deficientes Visuais de Timon (ADVIT). A reunião é resultado do que foi acordado no último dia 30 de outubro, quando os representantes da ADVIT solicitaram uma conversa com o Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS) para tratar sobre medidas de trânsito que facilitem a vida da pessoa com deficiência visual.

Participaram da reunião: o secretário da SEMDHC, Helder Kaic, representantes da Coordenadoria de Direitos e Defesa da Pessoa com Deficiência, Letícia Lemos, Francisco Neto e Pr. Carlos André; o Promotor de Justiça Giovanni Papini, o vereador Raimundo Novaterra, o diretor do DMTRANS, Jeremias Sampaio, o presidente da ADVIT, Rubenilson Silva, e seu vice, Antônio Carlos Roseno; além de outros membros da associação.

Foi apresentada, pelos membros da ADVIT, como necessidade mais urgente a instalação de sinal sonoro e piso tátil em frente à sede da associação, além de um abrigo de ônibus coberto. Sobre o assunto, Jeremias Sampaio explicou que já existe um projeto que inclui a adaptação de vários pontos da cidade no sentido de atender essa demanda. 

“O projeto vai atender não apenas a pessoa com deficiência visual, mas também com outras necessidades especiais e pedestres em geral. As medidas vão começar a ser realizadas pela Prefeitura de Timon com recursos próprios, e a continuidade das ações está garantida através dos recursos destinados para o melhoramento do sistema de trânsito da cidade, provenientes da emenda parlamentar do deputado federal Simplício Araújo”, explicou o diretor do DMTRAS.

O projeto é denominado Timon Acessível e está sendo elaborado pelo Coordenador de Projetos da SEMDHC, Pr. Carlos André. A execução ficará a cargo do DMTRANS, em parceria com a Secretaria de infraestrutura (Seinfra), e prevê a adaptação dos acessos das principais avenidas da cidade, com rampas, semáforos que emite sinal sonoro e piso tátil, promovendo a acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Os órgãos públicos também serão adaptados, além da capacitação de funcionários para atendimento a esse público, facilitando a comunicação. 

0 comentários:

Postar um comentário